•  
 
 
 
 
 
Bacharelado em Enfermagem
 
Apresentação e Perfil Profissional

Enfermagem é a ciência que se dedica a promover, manter e restabelecer a saúde do indivíduo. O enfermeiro deve atuar na proteção ao indivíduo, na manutenção de se bom estado físico e mental, na sua recuperação e, se possível e também preferencialmente, na prevenção de doenças.

Mercado de Trabalho

No momento, algumas das áreas mais aquecidas são a Oncologia, a Dermatologia e a Geriatria. Mais recentemente, outra opção é o chamado "Home Care", ou seja, o atendimento em residências particulares. Isso se dá através dos Planos de Saúde e também de forma autônoma. Além do trabalho em hospitais públicos e privados, ultimamente há um vasto campo nas unidades de resgate e primeiros-socorros, comuns em grandes e médias cidades.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Como as novas diretrizes do MEC estabeleceram que as disciplinas devem priorizar o atendimento primário, ou seja, o trabalho em ambulatórios, prontos-socorros e postos de saúde, as matérias quase que se restringem às Ciências Biológicas, como Anatomia, Microbiologia, Citologia (estudo das células), Histologia (estudo dos tecidos biológicos) e Parasitologia. Também há matérias sobre Administração e de Fundamentos de Psicologia e Sociologia. Já no segundo ano, o aluno começa a atender a pacientes e a cuidar de enfermarias.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.


 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco